Pesquisa personalizada

Não aceitamos babacas corporativos!

Lars Dalgaard concluiu em 99 o curso que estou cursando em Stanford, e após bem sucedida carreira na Unilever fundou e desenvolveu nos últimos seis anos a SuccessFactors, empresa líder em software para gestão de pessoas. Ano passado recebeu o importante prêmio de Empreendedor do Ano pela Ernst & Young. Em apresentação aqui para minha turma sobre liderança e gestão, o que me chamou a atenção em Lars não foram os convincentes fatos de sua carreira e de sua nova empresa, mas sim o número um da lista dos valores de sua empresa, que muito me encantou: "respeito pelos indivíduos, não aceitamos babacas".

Citando palavras do próprio site da empresa que explica o valor, o fato de não aceitar babacas está explicado por: sem cópias ocultas, sem politicagem, sem silos, sem joguinhos, sem cinismo, sem arrogância, entre outros.

Conversando com ele após a aula, ele nos disse que criou uma empresa em que queria que as pessoas respeitassem o suor dos colegas e fossem valorizadas pela essência de seu desempenho, e não pelas aparências. Que as pessoas fossem"brutalmente" honestas em sua comunicação, como também consta de seus valores, e focassem nos resultados em si, e não na perfumaria em volta ou o blá blá blá.

Segundo Lars, na sua empresa não tem espaço para os babacas corporativos cheios de jargões e teoria e sem foco. Não tem espaço para os engomadinhos ou puxa-sacos de plantão que tentam crescer muitas vezes sem ser por força do mérito próprio. E que, infelizmente, muitas vezes tiram precioso tempo de profissionais bem intencionados e atrasam o crescimento das empresas.

Claramente, não aceitam babacas. Perguntei pra ele como ele tinha certeza que o processo de seleção era infalível. Ele respondeu que se por acaso eles entrarem na empresa por erros no processo seletivo, rapidamente serão expelidos pelo ambiente da empresa. Como já aconteceu.

Muitas vezes nos deparamos com babacas corporativos nas nossas carreiras. Perdemos as vezes tempo produtivo valioso tendo que lidar com esses cidadãos.

O que você acha? Já se deparou com algum babaca corporativo? Acha que são prejudiciais às empresas?

Fonte: Blog do Marcelo


0 comentários:

Postar um comentário

 
© 2007 Template feito por Templates para Você